Campeão mundial em 1981, tricampeão da Copa Libertadores da América e octacampeão brasileiro, o Flamengo é um dos clubes mais vitoriosos e tradicionais do futebol nacional. Mas, ao contrário de rivais como o Fluminense, que leva o esporte no nome, o Rubro-Negro tem uma origem bem diferente e que vem dos mares.
Fundado em 15 de novembro de 1985, o Clube de Regatas do Flamengo tem esse nome por se dedicar, inicialmente, ao Remo, esporte que dominava o Rio de Janeiro no fim do Século XIX. O início do clube no futebol seria apenas 26 anos depois, com a cisão justamente do Fluminense e a chegada de inúmeros atletas do Tricolor.
Em 8 de novembro de 1911, Alberto Borgerth, ex-jogador de futebol do Fluminense, fundou o departamento de esportes terrestres do Flamengo após quase ir para o Botafogo. O caminho ao Alvinegro, porém, foi impedido pela já forte rivalidade entre tricolores e alvinegros. No fim, ali nasceria também a rivalidade Fla-Flu.
Mesmo fundado como clube de regatas, o Flamengo não superaria apenas o Fluminense em conquista, como deixaria para trás o mesmo Botafogo e também o Vasco da Gama, fundado em 1898 e que iniciou sua trajetória no futebol em 1915.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Resenha da Gávea.