Flamengo já “entregou” partida para rebaixar o Fluminense?

Já sem grandes pretensões dentro do Campeonato Brasileiro após o pentacampeonato da Copa do Brasil, o Flamengo retornará à campo nesta quarta-feira (4) para enfrentar o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse. A partida, válida pela 37ª rodada, é de extrema importância para o Fluminense, eterno rival rubro-negro.

Com 40 pontos conquistados, o Tricolor das Laranjeiras poderá ser ultrapassado pelo Tigre em caso de derrota do Flamengo em Santa Catarina. Nas redes sociais, diversos torcedores do Mais Querido já pedem que o time comandado por Filipe Luís “entreguem” a partida para prejudicar o rival. Um filme já visto há 28 anos.

Na ocasião, o Fluminense precisava que o Flamengo ao menos empatasse com o Bahia na última rodada do Brasileirão de 1996 para não ser rebaixado para a Série B. Em um Estádio de São Januário praticamente vazio, o Rubro-Negro não só foi derrotado por 1 a 0 como ainda teve duas expulsões durante a partida.

Com o revés, o Tricolor não escapou da queda mesmo com o triunfo por 3 a 1 para cima do Vitória. Em entrevista após a partida, o então técnico da equipe, o ex-atacante Renato Portaluppi, classificou o futebol brasileiro como “sujo”. Meses depois, explodiria o “caso Ives Mendes”, uma acusação de esquema de suborno da arbitragem.

Pressionada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu suspender o rebaixamento tanto de Fluminense quanto de Bragantino em 1997. Na atual edição do Brasileirão, o Tricolor tem 28,3% de chances de queda segundo cálculos da UFMG. O número só não é maior do que os de Bragantino (80,8%) e Criciúma (85,8%).

Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Resenha da Gávea.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.