Terça-feira (12) para lá de movimentada nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além de apresentar o calendário do futebol nacional para a próxima temporada, a entidade detalhou uma série de tentativas para melhorá-lo. Uma delas envolveu diretamente a Copa Libertadores da América.
No documento, assinado pelo presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF informa que enviou algumas sugestões para a Conmebol. A ideia principal era discutir possíveis mudanças para os torneios internacionais, com as principais delas sendo a a extinção dos playoffs da Sul-Americana e a exclusão dos brasileiros da Pré-Libertadores.
Desta forma, o país “ganharia” mais uma vaga direta para a fase de grupos do principal torneio do continente. Segundo informações do ge.globo, houve conversas informais entre dirigentes das duas entidades quanto ao pedido, mas nenhuma avanço neste sentido. Oficialmente, a Conmebol sequer respondeu o ofício da CBF.
Internamente, a CBF pretendia sensibilizar a Conmebol sobre a situação dos clubes brasileiros. Nesta temporada, por exemplo, quatro clubes brasileiros jogaram os playoffs da Sul-Americana (Internacional, Cuiabá, Red Bull Bragantino e Athletico-PR), o que deixou seus respectivos calendários ainda mais carregados.
Já na pré-Libertadores, Botafogo e RB Bragantino tiveram que fazer quatro jogos para apenas um deles avançar, já que os dois acabaram se enfrentando. A proposta era, além de assegurar a vaga brasileira na fase de grupos, enxugar o número de partidas. A mudança, por ora, não encontrou adeptos na Conmebol.
Por fim, se curtiu a matéria não deixe de acessar com frequência o Resenha da Gávea.